Cocais

Vila Colonial de Cocais:

 

Há mais de trezentos anos as pedras da ladeira testemunham a história do povo de Cocais, um lugar circundado de coqueiros - os quais deram origem à denominação local - aconchegante, romântico e acolhedor, incrustado entre as mais belas montanhas de Minas Gerais, a aproximadamente 90 km da capital.

Cocais é um distrito de Barão de Cocais e tem se tornado o destino de centenas de turistas que buscam tranqüilidade, segurança e bem estar. Contemplado com uma paisagem deslumbrante, o mais belo pôr-de-sol, uma fantástica e colorida diversidade de fauna e flora, cachoeiras, sítios arqueológicos e trilhas perfeitas para a prática do cicloturismo, a Vila Colonial convida à visitação. Rodeado pela Estrada Real, perfeita para a prática saudável de caminhadas, trekking e passeios a cavalo, o distrito de Cocais carrega consigo a peculiar hospitalidade mineira e a beleza brejeira de  seus habitantes.

Igreja de Sant`Anna

Localizada no Largo de Sant’Anna no Distrito de Cocais, foi construída na metade do século XVIII e é uma das atrações da Vila Colonial de Cocais; destaca-se pela rica talha dourada dos três altares e pela influência oriental de artesãos da Colônia do Século XIX . A imagem de Sant’Anna mede 1 metro e meio e foi trazida de Portugal. Foi capela particular da família Furtado Leite (Fundadores do Distrito de Cocais) e da família Pinto Coelho, da qual descende o Barão de Cocais que se encontra sepultado no interior da igreja.

 

 

Cachoeira de Cocais (Pedra Pintada):

 

 

Também chamada de Cachoeira da Pedra Pintada, está localizada na Serra da Conceição, a 10 km da Vila de Cocais. São dez quedas d’água em uma montanha de pedra de mais de trinta metros que proporcionam um espetáculo magnífico, além de ser um excelente local para os adeptos de esportes radicais, como : mountain bike, canyoning, trekking.

Sitio Arquelogico da Pedra Pintada:

O Sítio Arqueológico da Pedra Pintada é o programa ideal para quem busca história e conhecimento. Suas pinturas rupestres, datadas de aproximadamente seis mil anos, formam três grandes painéis compostos por cenas de caçadores perseguindo suas presas e pelos diversos rituais realizados no local.

O Sítio está localizado na Serra da Conceição, numa altitude de 1250 metros acima do nível do mar. Sua análise foi feita em 1843 pelo paleontólogo dinamarquês Peter Lund. Nele, você viaja no tempo, conhecendo desenhos semelhantes aos das grutas de Altamira, na Espanha, e Lescaux, na França.

 

Contato

  • Estrada do Caraça - Km 2,6 - Brumal - Santa Barbara - MG